SIRA é a solução da ENVINET para o monitoramento automático e contínuo da concentração de atividade no ar. As interfaces de dados do sistema e os caminhos de transmissão são idênticos aos da sonda de taxa de dose espectroscópica SARA. Como o SIRA pode ser integrado em redes de monitoramento NMC existentes e novas, é o complemento perfeito para sondas de taxa de dose em redes de monitoramento.
SIRA consiste em uma unidade coletora, através da qual o ar ambiente é aspirado. As partículas nele contidas são separadas por meio de um filtro. Enquanto as partículas estão sendo coletadas, o detector acima do filtro as monitora continuamente em busca de componentes radioativos. As leituras podem ser acessadas online a qualquer momento. Com seu mecanismo de comutação automática, o depósito de filtros permite a operação do sistema sem manutenção por 30 dias (60 também está disponível como opção). O SIRA também pode ser operado em estações remotas e não tripuladas. Os filtros também podem ser removidos individualmente a qualquer momento antes que toda a pilha de revistas seja processada (por exemplo, no caso de leituras excepcionalmente altas) para avaliação no laboratório.
O detector é uma sonda gama espectroscópica SARA confiável. A atividade do filtro é então submetida a análise espectroscópica. Isso torna a atividade específica do nuclídeo disponível, além da concentração total de atividade.