MONA é o sistema de detecção e pesquisa espectroscópica móvel da ENVINET para uso em veículos terrestres, aeronaves ou embarcações. O MONA é capaz de detectar as menores quantidades de radiação artificial no ambiente, provenientes de ameaças potenciais como incidentes ou acidentes nucleares, uso não autorizado de fontes radioativas, bombas sujas etc.
O MONA é usado por equipes móveis de resposta a emergências para a detecção e localização de contaminação por radiação no ambiente. O sistema adquire o espectro gama, identifica os isótopos e calcula a taxa de dose gama total, bem como a taxa de dose para cada nuclídeo identificado.
O MONA compara os resultados medidos e calculados com níveis de alarme predefinidos e usa dados de GPS para atribuir o local de monitoramento real aos registros de dados e espectros relacionados. Os dados relacionados aos nuclídeos são exibidos em um PC móvel no veículo como trilhas codificadas por cores em um mapa e são vinculados a espectros, diagramas em cascata, gráficos e tabelas, facilitando a identificação e localização de possíveis contaminações no campo.
Em sua configuração padrão, o MONA usa um detector de cintilação NaI(TI) de 4 litros de alta sensibilidade. Opcionalmente, o sistema pode ser estendido com até três detectores adicionais para estender a taxa de dose do espectrômetro gama. Um detector de taxa de dose gama baseado em GM para a faixa de taxa de dose alta e um detector de nêutrons para pesquisa de nêutrons também estão disponíveis como opção.
O MONA consiste em duas partes: a unidade de detecção independente em um gabinete selado e o PC móvel. Para proteção adicional e para evitar chamar a atenção, a unidade de detecção pode ser integrada em uma caixa superior montada na parte superior do carro. Nenhuma conexão com fio é necessária entre a unidade de detecção e o PC. A unidade de detecção pode ser alimentada por sua bateria recarregável integrada por pelo menos 24 horas.